Vereadores de Valença são empossados em meio a uma controvérsia entre as leis e determinações

A Câmara Municipal de Valença do Piauí,se reuniu na manhã desta terça-feira(08),para cumprir a decisão do TSE que cassou no último dia 17 de Setembro o mandato de seis vereadores e uma chapa inteira por fraude na cota de gêneros.

O prazo de imediata posse foi estabelecida pelo Juiz Eleitoral Drº Juscelino Norberto que foi notificado através da publicação do acórdão.

Com a cassação  do mandato do Vereador Nonatinho Soares,que exercia a presidência da Câmara,o Vice-presidente Lucivaldo Monteiro foi notificado da ordem de posse dos Vereadores.

Lucivaldo Monteiro(até então vice-presidente) e o mandatário da notificação judicial,entendeu que em virtude de ser o Vice-presidente,e o cargo de presidente ficando vago,seria o responsável pela posse.

Ao abrir a sessão,o Vereador Rubens Alencar,pediu a palavra para informar ao então Vice-presidente,que constava no Regimento Interno que o cargo de presidente estaria vago e que o Vereador mais votado,era segundo o Vereador Rubens Alencar,a Vereadora Iris Moreira a mais votada para dar posse aos vereadores. Com o impasse de quem daria posse,Lucivaldo Monteiro encerrou a sessão e juntamente com o Vereador Leilivan Martins se ausentaram do plenário. Dos onze(11) Vereadores ficaram nove, quórum o suficiente para que a Vereadora Iris Moreira assumisse a Presidência da Câmara Municipal e,baseado no Regimento Interno,procedesse a sessão de posse.

Lucivaldo Monteiro e Leilivan Martins se ausentaram do plenário e com eles Raimunda Carlos responsável pelo registro das atas das sessões. Iris Moreira,cabendo-se do Regimento Interno,assumiu a mesa diretora e nomeou uma nova secretária(Adalgisa Sampaio) para presidir a escrita da ata da sessão de posse.

Em seguida,Iris Moreira deu procedimento ao registro de posse dos seguintes Vereadores:

Edilsa do Vale,Ivanildo Castro,Garotinho Jhony,Joaquim Filho e Geanne Viera.

Na foto acima,o Ex-vereador e advogado José Itamar com cinco dos seis Vereadores eleitos.

Após a posse dos Vereadores,a Presidenta Interina Iris Moreira(PP),com base no Regimento Interno,declarou vago o cargo de Presidente,Vice-presidente,1º Secretário,2º Secretário e convocou eleições para formação da nova mesa diretora,devido os cargos estarem vago com a cassação de alguns Vereadores,que ocupavam vaga na mesa diretora.

A Mesa Diretora foi eleita e composta pelo seguintes Vereadores:

Rubens Alencar(presidente),Ivanildo Castro(Vice-presidente),Joaquim Filho(1º secretário)e Geanni Vieira(segunda-secretaria)

Vários meios de comunicação do estado e Tvs(Tv Clube),cobriram a posse dos Vereadores de Valença que entrou para a história no Brasil inteiro. Várias autoridades estaduais e populares marcaram presença na sessão.

Vejam fotos da solenidade;

 

 

 

 

 

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here