Renato diz que não vai mudar Grêmio, promete atacar e revela torcida pelo Fla se cair na semi

Por Eduardo Moura — Porto Alegre

A solenidade pede. Em quase uma hora de entrevista coletiva, o técnico Renato Gaúcho falou sobre todos os assuntos envolvidos na semifinal da Libertadores entre Grêmio e Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena. O comandante do Tricolor afirmou que não vai promover mudanças no time para a partida, manterá o estilo ofensivo da equipe e, na última resposta da entrevista, revelou que vai torcer para o Flamengo se acabar eliminado no duelo.

Já com a proximidade do final, após quase uma hora de respostas, o treinador descontraiu. Chegou a imitar o “uuh” normal das torcidas em chances desperdiçadas ao falar sobre a promessa de oportunidades de gol para todos os lados. E fez a revelação curiosa: fará de tudo para o Grêmio passar, mas se isso não acontecer, irá torcer para o rival na decisão contra River Plate ou Boca Juniors.

– Temos tudo para ter grandes chances de gol nos dois jogos. Aí cabe aos jogadores aproveitarem as oportunidades. Da maneira que jogam, pode ter certeza que oportunidades, “uuuuh” da torcida não vai faltar. São as equipes que buscam o gol o tempo todo. Temos tudo para ter uma belíssima partida de futebol. O futebol brasileiro vai estar bem representado. Vou fazer de tudo para que o Grêmio passe, mas se não passar, vou ser torcedor do Flamengo. Ainda mais contra argentino – destacou Renato.

Mexeu com os brios Grêmio: Derrota para Flamengo, pelo 1º turno, marca mudança do Tricolor

“Temos tudo para ter uma belíssima partida de futebol. O futebol brasileiro vai estar bem representado. Vou fazer de tudo para que o Grêmio passe, mas se não passar, vou ser torcedor do Flamengo. Ainda mais contra argentino” (Renato Gaúcho)

Renato preservou seus principais jogadores na rodada do fim de semana do Brasileirão, na derrota por 2 a 1 para o Fluminense. Descansou os titulares para que estejam nas melhores condições nesta quarta-feira. A probabilidade é a base do time escalado na vitória sobre o Avaí, na Arena, com Galhardo na lateral, David Braz na defesa e Michel no meio-campo, apenas com o retorno de Alisson ao time.

– Mais importante foi o descanso, fica muito difícil jogar a cada três dias em mais de uma competição. Já temos alguns problemas, seria muito ruim perder mais algum jogador para o o confronto com o Flamengo. Não tem muitas mudanças, não. O que a gente poderia fazer, fizemos. Até porque viemos de um trabalho a longo prazo, que tem dado certo. Nestas horas não tem muito o que mudar, não – garantiu.

Renato comandou treino fechado na Arena do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Leia outros trechos da entrevista:

Duelo com Jorge Jesus
“Embate normal, ninguém está menosprezando ninguém, tenho maior respeito pelo Jesus. A única coisa que falei que está fazendo um trabalho de quatro meses, tem um grande elenco, caríssimo. Um excelente trabalho, mas o Flamengo não ganhou nada até então. Pode comparar Renato com Jesus, mas o Grêmio está ganhando há três anos. Não é o favorito, é o Flamengo. Está fazendo um bom trabalho lá, eu aqui no Grêmio. As duas equipes jogam para frente, um futebol bonito. Tenho certeza nas duas partidas que vamos ver um futebol competitivo, bonito, equipes buscando o gol, bem diferente de jogos com equipes que se defendem quando jogam contra o Grêmio. Dar os parabéns pelo trabalho que ele vem fazendo. Sempre apoiei os estrangeiros aqui, é só mostrar competência. Só que, é um fato, o Grêmio vem ganhando. O Santos e o Flamengo ainda não ganharam. Mas nem por isso vamos falar que não são bons treinadores”.

Conversa com o grupo sobre o Flamengo
O Flamengo tem seus defeitos, como todas as equipes. Fiquei uma hora passando vídeo com o meu grupo, falando os pontos fracos, apesar que são poucos. E apontei os pontos fortes da equipe do Flamengo. Tiveram mais de atenção em relação ao Flamengo, pelo que venho falando, a qualidade do elenco do Flamengo. Fica difícil marcar o time, são muitos jogadores diferenciados. Mas para isso preparei minha equipe. Para enfrentar esse Flamengo poderoso, mas que também tem seus pontos fracos”.

Postura do Grêmio no jogo
“O Grêmio tem a maneira de jogar e não vai mudar porque é o Flamengo. O Flamengo tem a maneira dele jogar também. Se chegou desta forma, vai mudar por quê? O que está certo não muda. O Grêmio não escolhe adversário, local. O Grêmio joga sempre da mesma forma. O sucesso foi isso. Vou mudar por quê? Tem todo nosso respeito, sabemos da força do Flamengo. Todo mundo tem que marcar hoje em dia e tem que jogar, se ajudar. É a forma que o próprio Flamengo joga, com jogadores de nível de Seleção. Não tem mais o jogador que só joga com a bola nos pés. Não existe mais isso, não tem mais espaço para este jogador em uma grande equipe. É necessário que todo mundo coopere, com o esforço de todo mundo vem o sucesso do time”.

Situação de Maicon
“Maicon é jogador importante para nosso grupo, mas temos um grupo. Nem sempre vamos conseguir jogar com a mesma equipe. O Grêmio está em uma semifinal porque tem um grupo. O grupo é muito bom. Lógico que esperamos ter todo mundo à disposição, com ritmo, 100%. Mas no futebol é praticamente impossível. O Flamengo está com sorte, com todos à disposição. O Grêmio tem problemas médicos. Mas faz parte, não vou lamentar aqui porque o Grêmio tem algum jogador no departamento médico, tem um grupo”.

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio — Foto: Eduardo Moura

Diferença de investimentos
Se pegar a Seleção e fizer amistoso com o Flamengo, é jogo duro. Por isso tem que dar os parabéns para o Flamengo, gastaram e montaram um grande elenco, para chegar. Mas hoje está em uma semifinal de Libertadores, com o Grêmio, e o Grêmio não gastou nada. Simplesmente descobriu talentos aqui dentro. Estamos de parabéns, estamos justamente onde o Flamengo se encontra, nossa terceira semifinal em três anos, e praticamente sem gastar. O trabalho do Flamengo é ótimo, mas diga-se de passagem o trabalho do Grêmio também é ótimo. Chegar aonde chegou sem gastar, revelando jogadores. O Grêmio vem chegando sempre. São as duas melhores equipes do futebol brasileiro, buscam o gol o tempo todo, de maneira parecida, mas o Flamengo faz há quatro meses. O Grêmio há três anos. Duas grandes equipes que vão se enfrentar. Que buscam o gol”.

Favoritismo
Acho que é obrigação com um grupo como o do Flamengo, independente de quem é o treinador. Muitas vezes tem dinheiro e investe mal. O Flamengo não, montou uma seleção. O Flamengo é favorito justamente por isso. Se tem para gastar, tem mais é que gastar. E formaram um grupo forte. Lógico que a obrigação de ganhar é do Flamengo, por tudo isso. Eu tenho que treinar meu time. Por isso dou méritos para meu clube. Chegar aonde o Flamengo chegou sem gastar, o Grêmio hoje tem jogadores jovens a nível de Seleção que podem ser vendidos a qualquer momento por 30, 40, 50 milhões de euros. O Flamengo é favorito por causa disso. Tem um grande elenco, mas muitas vezes não chegaria na semi. Por isso destaco o trabalho de Jesus. Chegou pela competência. Às vezes põe o treinador que não tem a competência e não chega mesmo com o elenco todo”.

Duelo de estilos
Nosso time é comprometido com as vitórias. Valoriza muito a posse de bola, isso é fundamental no futebol, valorizar a posse de bola. Quanto mais estiver com a bola nos pés, menos o time vai cansar. É um dos nossos sucessos. Mas por outro lado, vamos enfrentar uma equipe que joga como o Grêmio. Agora, tenho visto todos os jogos do Flamengo e não vejo uma equipe que jogue contra o Flamengo da forma que o Grêmio joga também. A maioria joga se defendendo. O Grêmio vai tomar seus cuidados, mas não vai mudar a maneira de jogar. Vamos ver como o Flamengo se porta também com um adversário que jogue como o Grêmio”.

Globoesportes.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here