Fechar espaços e tentar parar Dudu: Grêmio leva lições de “ensaio” para Libertadores

Por Tomás Hammes — Porto Alegre

empate em 1 a 1 entre os reservas do Grêmio e o time misto do Palmeiras na noite do último sábado, na Arena, pelo Brasileirão deixou lições ao Tricolor para a Libertadores. Nada de conceder espaços para os comandados de Felipão saírem em velocidade. Principalmente com Dudu em campo.

A ordem foi expressa por Renato Gaúcho minutos após a partida, já de olho no jogo de ida das quartas de final, às 21h30 da terça-feira, na Arena, novamente contra o Verdão. E terá de ser cumprida a risca, ainda por se tratar de um mata-mata com gol fora de casa como critério de desempate.

Neste sábado, o Tricolor sofreu com essas duas armas do Palmeirasdurante todo o primeiro tempo. E como.

Grêmio sofreu com velocidade do Palmeiras — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

O Grêmio posicionou-se no campo de ataque, mas pouco foi contundente para ameaçar Weverton. Trocava passes de um lado para o outro e perdia a bola. No erro, o Palmeiras encontrava espaço de sobras para acelerar o jogo e aproveitar buracos deixados pelos gaúchos no campo de defesa. A armadilha paulista atrapalhou a estratégia da equipe de Renato Gaúcho.

– O Palmeiras tem jogadores rápidos, inteligentes. No momento em que você dá espaço para jogadores inteligentes, traz muitos problemas. O Grêmio não se encontrou. O Palmeiras se fecha e sai rápido nos contra-ataques – di

Foi assim que o Dudu abriu o placar. Thaciano perdeu a bola no campo de ataque. O Palmeiras precisou de seis toques na bola para encontrar o camisa 7 na direita.

Gol do Palmeiras! Dudu recebe na frente, tira da marcação e bate no canto de Júlio César, aos 13 do 1º

Bruno Cortez, que estava no ataque, não conseguiu acompanhar o contra-ataque e Romulo perdeu na corrida para o atacante. Já na área, só teve o trabalho de driblar David Braz e mandar no canto direito de Julio César. O espaço concedido preocupou o treinador.

O Dudu é um grande jogador, de seleção. Bem diferenciado. Muito bom mesmo. Ele teve espaço que no segundo tempo não mais. O que fiz não falarei. Temos que tirar o máximo de espaço. É jogador diferenciado. Se der mole, ele decidirá – alerta Renato.

As brechas, aliás, ficaram evidentes. Principalmente pelas laterais. O Grêmio subia, parava no bloqueio palmeirense e corria riscos. Os visitantes avançavam em velocidade e Dudu jogava às costas de Cortez.

Os problemas só não ficaram piores porque Julio César operou um milagre. Léo Moura tentou recuar uma bola ao goleiro, mas entregou para Borja. O colombiano chutou, mas Julio evitou que o placar fosse ampliado.

Para o segundo tempo, Renato tratou de corrigir o problema. O Tricolor conseguiu fechar espaços na defesa e encontrou o gol de empate com David Braz, nos acréscimos, em um chute de fora da área.

Renato sabe que não há margem para falhas na próxima terça. O técnico, aliás, já tinha alertado o grupo antes do duelo de sábado. Os trabalhos de domingo e segunda servirão para acertar o posicionamento, compactar a equipe e nada de deixar os espaços, tão repetidos pelo ídolo gremista.

– Antes mesmo desse jogo, havia falado. Na próxima terça-feira, o gol é qualificado. Tem que tomar cuidado. A equipe toda do Palmeiras é muito boa. Eles são letais. No momento em que eles têm três oportunidades, guardam uma. Mas o Palmeiras também tomará bastante cuidado com o Grêmio. Teremos muitas emoções nos 180 minutos. Haja coração. Tem o gol qualificado e tentaremos evitar, mas depois jogaremos em São Paulo – apregoa.

Renato alerta o Grêmio para velocidade do Palmeiras (e de Dudu) — Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital

Renato terá os dias que antecedem o jogo para apontar onde ocorreram os erros e como o Palmeiras joga. Além, claro, de um time mais encorpado, para conquistar um resultado positivo e ter mais tranquilidade para a partida em São Paulo.

As correções de rumo no grupo gremista já ocorrerão neste domingo, às 15h, no Centro de Treinamentos Presidente Luiz Carvalho, quando terá a reapresentação. Afinal, na próxima terça, às 21h30, na Arena, o Tricolor repete a dose contra o Palmeiras, mas dessa vez pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. E sem espaço para erros.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here